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quarta-feira, 5 de junho de 2013

Agência indeniza consumidor que foi deixado para trás em cruzeiro

Grupo ficou ilhado em território uruguaio durante três dos cinco dias da viagem, não podendo usufruir dos serviços do navio de forma satisfatória.

A Operadora e Agência de Viagens CVC Tur Ltda. e a Giallo Viagens e Turismos Ltda. deverão reparar os danos causados a um engenheiro civil residente em Belo Horizonte, indenizando-o em R$ 10 mil. Ele perdeu três dias de um cruzeiro devido às condições climáticas que impediram o seu embarque em Punta del Este, no Uruguai. A 11ª Câmara Cível do TJMG julgou o caso.

O autor relata que, em 2009, ele e dois amigos adquiriram um pacote para uma viagem no navio Zenith, com embarque em Santos (SP) e saída às 17h de 8 de fevereiro. O trajeto incluía paradas em território uruguaio e Itajaí (SC) e se estendia até 14 de fevereiro, no mesmo local da partida, onde os passageiros desembarcariam. "Era a viagem dos sonhos: um navio de luxo, cinco refeições diárias e itinerário fascinante. O pacote oferecia atividades de animação, jogos, concursos, espetáculos musicais e artísticos, bailes e festas, piscina, espreguiçadeira, sala de ginástica e musculação, biblioteca e danceteria", afirmou.

O consumidor conta que tudo correu bem até 11 de fevereiro, quando ele e outros passageiros, que haviam descido para conhecer a cidade, como o cruzeiro permitia, foram deixados para trás em Punta del Este sem bagagem. O problema ocorreu porque, devido ao mau tempo, eles não encontraram marinheiros que aceitassem levá-los até o navio.

O grupo ficou ao relento, aguardando, das 4h até as 15h, quando foi informado de que a embarcação, não podendo ficar no porto, partiu sem eles. Ele acrescentou que os passageiros foram acomodados em um hotel de má qualidade, às 20h, e que receberam apenas 100 dólares para se alimentar, comprar roupas e objetos de higiene pessoal. Em seguida, eles foram levados de van até o aeroporto de Montevidéu. O trajeto levou 13 horas, porque o avião fez escalas em Porto Alegre, São Paulo e finalmente Florianópolis. De lá, o requerente foi de ônibus para Itajaí, onde embarcou novamente no navio "praticamente para pegar a bagagem", pois o itinerário terminaria na manhã do dia 14.

Além do prejuízo material, que calculou em R$ 9.854,21, o engenheiro declarou que a situação foi humilhante, desconfortável e constrangedora, o que justificava indenização por danos morais.

Na contestação, as duas companhias afirmaram que um dos amigos com quem o homem viajou ajuizou ação distinta apresentando os mesmos recibos, o que seria uma atitude de má-fé. As requeridas também argumentaram que as condições climáticas não permitiam o embarque dos passageiros e que a retenção em Punta del Este visava a garantir a segurança deles e foi supervisionada pelas autoridades portuárias e pela Prefeitura local. Além disso, o cancelamento por problemas meteorológicos está previsto, segundo as empresas, em contrato.

A CVC e a Giallo impugnaram várias notas juntadas aos autos e frisaram que o gasto de mais de R$ 9 mil é incompatível com uma estadia de apenas dois dias. Por fim, afirmaram que, como prestaram auxílio aos passageiros, não houve dano moral.

As empresas também negaram que tenham faltado condições ao grupo, que ficou hospedado em hotel quatro estrelas e teve todas as despesas com transporte e alimentação custeadas. "Cai por terra a alegação de que o autor ficou no porto por longas horas, pois os recibos dos autos comprovam que nesse período ele fez compras", argumentaram.

O juiz da 20ª Vara Cível de Belo Horizonte, Renato Luiz Faraco, considerou que a postura da empresa foi diligente e cautelosa e visou à segurança e ao bem-estar dos passageiros e da tripulação. O magistrado levou em conta depoimento de testemunhas que confirmaram que as agências responsáveis pelo cruzeiro se incumbiram dos gastos com acomodação, alimentação e transporte. Ele também observou que alguns recibos apontam despesas com itens supérfluos, como roupas de marca, serviços de um cassino e bebidas alcoólicas. Com esses fundamentos, a ação foi julgada improcedente em 10 de maio de 2012. 

O engenheiro recorreu em junho do mesmo ano.

No entendimento dos desembargadores, o dano material não ficou comprovado, mas o dano moral, sim. Eles arbitraram uma indenização de R$ 10 mil. Para o relator, desembargador Marcos Lincoln, causaram transtorno e angústia não só o fato de o homem não ter podido voltar ao navio, mas também a demora excessiva para solucionar o problema, que fez com que os passageiros "ficassem três dos cinco dias da viagem ilhados em Punta del Este, privados de seus pertences e sem desfrutar do entretenimento e dos serviços oferecidos".
 

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