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quinta-feira, 21 de maio de 2015

DESCONSIDERAÇÃO DA GOL FAZ VOO DE UMA HORA SE TRANSFORMAR EM VIAGEM DE 12 HORAS

Decisão já com trânsito em julgado condenou a Gol Linhas Aéreas a pagar indenização individual de R$ 7 mil a cada um dos 34 passageiros lesados por maus serviços, logo após a empresa transportadora haver comprado e extinto a Webjet, em 2012. Na época, a VRG Linhas Aéreas (razão social da empresa) anunciou que “os 20 voos que chegavam e saíam do aeroporto Salgado Filho diariamente com a bandeira da Webjet continuarão em operação, nos mesmos horários, porém, em aviões da Gol”.
Os passageiros com passagens compradas para o voo direto Porto Alegre/Foz do Iguaçu, em 7 de dezembro foram, sem prévio aviso, colocados a fazer a viagem com conexão em Congonhas, durando sete horas. No retorno, problemas semelhantes. O advogado Fábio Sandini que foi um dos maltratados passageiros, liderou a ação.
A Gol perdeu o prazo para a apelação e a conta final condenatória chega a R$ 339 mil. (Proc. nº 1.13.0092593-1)
O advogado Sandini resumiu – a pedido do Espaço Vital – o périplo a que foram submetidos os passageiros. Leia em tópicos.
* Em dezembro 2012 os autores possuíam reservas de voos diretos ida e volta Porto Alegre/Foz do Iguaçu. Alguns autores são funcionários de uma empresa multinacional e foram contemplados com a viagem a Foz do Iguaçu, com direito a acompanhante.
* As reservas haviam sido feitas em outubro/2012, em voo da Webjet que notoriamente havia sido adquirida pela VRG Linhas Aéreas (Gol Linhas Aéreas, ) para voo direto POA/FOZ com partida às 13h22 e chegada às 14h32 do dia 7 de dezembro e retorno dia 9, com saída de Foz às 11h30 e chegada em POA às 12h48.
* A Gol, que já havia adquirido a empresa Webjet teve a negociação aprovada pelo CADE em novembro de 2012 e como causa imediata dessa aprovação, cancelou todos os voos da malha da Webjet, inclusive o voo direto contratado pelos autores, reacomodando os mesmos em voos com escalas e conexões que aumentaram significativamente o tempo de duração da viagem.
* Em 28/11/2012, após intervenção do Procon, a Gol oficialmente informou que manteria os voos e horários da extinta WebJet, em nota com o seguinte teor: “A companhia aérea Gol, que extinguiu a Webjet na ultima sexta-feira, informou que irá assumir os voos operados pela companhia extinta. De acordo com a empresa, os 20 voos que chegavam e saíam do aeroporto Salgado Filho diariamente com a bandeira da Webjet continuarão em operação, nos mesmos horários, porém, em aviões da Gol”.
* Ainda que tenha publicamente informado que manteria os voos da WebJet, a Gol cancelou todas as reservas dos autores, realocando-os em voos com conexões e significativo aumento do tempo de duração. O voo contratado que deveria durar pouco mais de 1 hora, passou a durar, na previsão da Gol, aproximadamente 4 vezes mais, pois realocou os autores no voo 1275 com saída de POA às 13h10 e chegada em Foz às 18h50.
* Contudo, o voo 1275, com partida de POA às 13h10, foi cancelado, quando então a empresa reacomodou os autores no voo 1277, que deveria sair às 14h25, com chegada prevista em Congonhas às 15h52. Tal voo partiu de Porto Alegre com atraso, o que levou os autores a perderem a conexão das 16hs. e 17 min. do voo 1224. Foram então reacomodados no voo 1226 com partida de São Paulo, às 18h21, e destino a Curitiba, com chegada prevista às 19h24. Acréscimo de nova conexão, pois o voo 1320 com o destino final para Foz do Iguaçu partiria apenas às 22h35, pelo voo 1320, com chegada às 23h50.
* Considerando o desembarque das bagagens e o deslocamento, os autores efetuaram o checo in no hotel as 00:50, ou seja, 12 horas após o embarque originalmente previsto em POA.
* No dia 09/12, dia do retorno, tendo unilateralmente cancelado o voo contratado para às 11h30 e antecipado o horário de embarque para as 09h50, a Gol reduziu significativamente o final de semana dos autores em Foz do Iguaçu,.
* Sobreveio sentença de procedência, tendo como fundamento tanto o cancelamento do voo direto, como a inclusão de conexões e demora de 12 horas para chegada ao destino, que gerou a perda de um dia de lazer.


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